Peixes Ornamentais: o mercado de lojas de aquariofilia, os criadores privados e a naturesa.

16/11/2012 16:41

Sempre me perguntei se será possivel manter uma loja de Aquariofilia tendo apenas criadores regionais.

A verdade real é que hoje em dia quase todos os peixes que vamos encontrando ao longo do país -Portugal- são maioritariamente peixes de importação. Isto significa que são peixes apanhados com redes, nas areas habituais de reprodução na naturesa para serem vendidos para importação.

Estas situações são conhecidas -mas não muito- ao longo dos estuários do Rio Amazonas e afluentes. Já vi até -por incrivel que pareça- guias turisticos  Brasileiros normalmente vistos no discovery channel falarem com todos os dentes que é normal pescarem os peixes lá assim e que não faz mal nenhum, que os peixes recuperam e fica tudo bem...

Enfim... Tenho noção que um casal de peixes pode render de 50 filhos para cima. Mas isto é num aquario la em casa. Na naturesa a selecção torna-se mais apertada e normalmente uns servem de comida para os outros- como todos os que vierem aqui ter devem lembrar-se. Mas isto não quer dizer que todos os anos precises ir lá limpar. A realidade é que, na pesca com rede de peixes como os Grandiosos discos, acabam por morrer muitos mais com perda de escamas e consequentes doenças, com barbatanas estragadas/arrancadas/destroçadas ao puxar a rede. Isto acontece com tudo o que la estiver.

Será que não ha espaço para um mercado de apoio aos peixes de aquariofilia ? O que acham ?

Quem passar por aqui Por FAVOR deixe o seu comentario sobre este tema.
Deixo aqui um link que simplesmente me deixa desolado com a pescaria de discos na Amazonia: aqui. Isto deveria ser proibido. Simplesmente Proibido. Melhor: Devia ser tão permitido quanto matar 5 ou 6 homens/mulher.


Ainda vou um dia VER como são pescados os discos para importação. Depois deixo aqui o coment sobre o assunto.